segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Entendendo o SPFW



Como todos sabem o SPFW é o evento de moda mais importante para nós que moramos aqui em São Paulo e até no Brasil. Nele, muitos estilitas e nomes-revelação da moda mostram suas criações e idéias para o mundo. Esse ano aconteceu algo de diferente em relação as datas e como muitas pessoas ficaram em dúvida do porque, vamos explicar um pouquinho sobre isso aqui no post. 

O SPFW Inverno 2013 marca uma grande mudança no calendário nacional e passa a desfilar suas coleções de verão em março e as de inverno em outubro. Segundo eles, o objetivo é tornar a indústria brasileira mais competitiva e ajusta-la com o resto do mundo. “Essa alteração tem a ver com o momento que o Brasil está vivendo, com uma economia estável e o mercado aberto aos produtos que vêm de fora. As nossas grifes precisam de mais tempo para planejar, crescer e encontrar seu papel na dinâmica global, processos que as datas antigas dificultavam" Afirmou Paulo Borges, o diretor criativo do evento. Ele declarou também que isso era uma coisa prevista desde o início do evento em 1990 e que agora foi o momento certo de colocar em prática.

Os desfiles de Inverno 2013 trazem outra mudança: O local. Ele acontecerá no Parque Villa Lobos e, segundo Paulo, isso aconteceu pois o parque é uma rota turística pouco vista na cidade e conta com uma infraestrutura de acesso muito boa. O tema dos cenários é uma verdadeira festa no jardim e ficou por conta de Felipe Morozini que se inspirou em estufas para criar a ambientação. “As estufas são lugares onde se cultiva, se cuida do crescimento. Esse conceito foi nosso ponto de partida”, disse o artista.

Mas como toda mudança precisa de um tempo de adaptação, essa edição do evento contará com apenas 19 marcas, quatro dias e duas salas de desfile (no verão 2013, por exemplo, teve 32 apresentações, seis dias e três salas de desfile). Além de tudo os cenários serão mais simples e isso, só para tornar o evento mais eficiente possível. 

No ano que vem, em março (como dissemos, a coleção de verão) os desfiles estão previstos para  seu local habitual, no prédio da Bienal no Ibirapuera e o local do desfile de outubro de 2013 ainda não foi estabelecido e segundo o organizador do evento, a tendência é que os desfiles do segundo semestre passem a ser realizados em locais diferentes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário